A Polícia Federal está realizando hoje (16) 18 mandados de busca e apreensão em oito estados do Brasil, como parte de uma investigação para identificar os financiadores dos atos de vandalismo que atingiram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Esta operação, denominada 26ª fase da Operação Lesa Pátria, é conduzida em cumprimento a mandados expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados do Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
No total, em fevereiro, a Polícia Federal já havia cumprido 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva, como parte das investigações sobre os atos. Estima-se que os danos causados ao patrimônio público pelos ataques de janeiro de 2023 ultrapassem os R$ 40 milhões.
Os crimes em investigação incluem a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.